Canadá,França e o GP da China…

17 10 2008

Estas duas últimas semanas foram algo turbulentas para o circo da F1. Senão vejamos: o GP do Canadá e o GP de França de 2009 foram cancelados (o primeiro para dar lugar ao GP de Abu Dhabi e o segundo por falta de verbas para realização do evento).

Enquanto o 2º evento estava marcado desde 2008 e não deixará grandes lembranças, a perca do GP do Canadá será marcante.Porquê?

Primeiro, pelo facto de não se realizar nenhuma prova na América do Norte, havendo apenas o GP do Brasil para representar o continente americano, na sua totalidade. Tendo em conta que todos os construtores envolvidos na F1 têm na América, um enorme mercado aonde podem apostar (ou já apostam inclusivé), será uma grande perda para todos.

Segundo, o circuito Gilles Villeneuve era dos poucos circuitos que proporcionava grandes corridas, disputadas e emocionantes, sendo as suas paredes um desafio para qualquer piloto que as enfrentasse. Um circuito rápido, impressionante e difícil, uma grande perda para os adeptos da F1.

Terceiro, porque o ambiente em torno do GP do Canadá era de festa e todos os canadianos tinham orgulho na sua prova, promoviam-na como poucos e faziam do GP uma festa nacional.

Quanto a França, o declínio do desporto automóvel sentiu-se bastante nestes últimos 20 anos e depois da saída de Olivier Panis, era uma questão de anos até a retirada do GP se efectivar. Magny Cours era um circuito aborrecido, sem grandes espaços para ultrapassagens e que nunca proporcionou boas corridas.Em resumo, não será relembrado no futuro.

Voltando à época de 2008, esta aproxima-se do fim e a disputa do título resume-se a 3 pilotos: Lewis Hamilton (Mclaren Mercedes), Felipe Massa (Ferrari) e Robert Kubica (BMW Sauber).O GP da China é a penúltima prova do Mundial deste ano e os primeiros treinos livres realizaram-se hoje.

Na primeira sessão de treinos livres, Lewis Hamilton foi o 1º classificado, em 1m35s (o único que baixou do segundo 36), tendo sido Felipe Massa o 2º e Kimi Räikkönen o 3º, ambos em 1m36s. Na segunda sessão de treinos livres, Lewis Hamilton foi novamente o 1º, em 1m35s, tendo Fernando Alonso e Nelson Piquet Jr. sido respectivamente 2º e 3º, em 1m36s.

O campeonato está ao rubro…no Direita3 torcemos pelo Felipe Massa, ou não fossemos nós fãs da Ferrari.E vocês?

Anúncios

Acções

Information

2 responses

22 10 2008
Miguel Machado

Realmente é uma pena perder o Canada e a França… Este ultimo, era um bocado seca, pois o circuito não proporcionava muitas ultrapassagens, já o Canada vai deixar saudades, ainda por cima, vamos ter mais um GP, sem qualquer tipo de ligação… Enfim, a Formula 1, já teve melhores dias…

29 11 2008
Tiago Costa

Confesso que Magny Cours não será uma grande perda.O circuito na Disneylândia ou no centro de Paris são ideias que seriam muito mais espectaculares!

Quanto a Montreal, será uma grande perda, quer pela espectacularidade, como pela história.Além disso, depois de terem ficado sem nenhum piloto local na F1, vão perder o circuito com o nome do maior ídolo desportivo do Canadá…

É esta a F1 que temos, refém de circuitos sem nome, no meio de desertos, dependentes dos petro-dólares…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: