Bizarros

Volkswagen Golf IV Kit Car

Criado em 1998 para suceder o espectacular Golf III KC, a sua carreira ficou marcada por acidentes, falhas mecânicas e um tremendo sentimento de insucesso. Tal era esse facto, que levou ao encerramento da equipa VW Sony Racing, em Inglaterra, após dois anos frustrantes…O Direita3 revela os detalhes por detrás deste projecto.

Hyundai Coupé Kit Car

O Hyundai Coupé Kit Car foi o representante da marca coreana no Campeonato Mundial de Ralis de 2 litros. Comparativamente aos seus adversários directos, o Coupé Kit Car tinha várias fragilidades e deficiências que, apesar das várias vitórias que conseguiu, não permitiram que se tornasse campeão.O Direita3 relata-vos todas os acontecimentos relacionados com este projecto.

Ford GT70

O Ford GT70 representa o primeiro fracasso da Ford nos Ralis mundiais. Projectado para competir com o Renault Alpine A110 e Porsche 911, acabou cancelado em favor do Ford Escort RS 1600, o sucessor do clássico Ford Escort Twin Cam. O Direita3 conta a história deste projecto e os seus resultados finais.

Audi Quattro RS 002

Com o anúncio do Grupo S e a fraca competitividade do Audi Sport Quattro E2, vários grupos internos da marca avançaram com as suas propostas para uma viatura com motor central e tracção integral permanente. Um deles foi o Audi Quattro RS 002, uma viatura em tudo semelhante a um Sport-Protótipo. O Direita3 revela todos os pormenores.

Toyota MR2 222D

A Toyota, tal como outras marcas, apostou no Grupo S para mostrar o seu potencial tecnológico. No entanto, tal como todos os seus concorrentes, nunca chegou a poder demonstrar tal valor. O MR2 222D ficou como uma visão do futuro…O Direita3 conta tudo sobre este projecto.

Lada Samara EVA S-Proto

Nunca uma categoria do Campeonato Mundial de Ralis ficou sem um representante russo. O Grupo S não foi excepção e a Lada mostrou o que a “cortina de ferro” poderia fazer. O Samara EVA S-Proto demonstrou que mesmo com meios limitados, a Lada conseguia construir viaturas competitivas.O Direita3 revela todos os detalhes…

Opel Kadett 4S

Mais um embrião do Grupo S, o Opel Kadett 4S foi um projecto da Opel para competir no Campeonato Mundial de Ralis de 1987. No entanto, tornou-se alvo de chacota público, logo após a sua apresentação…nem umas breves passagens por algumas provas disfarçaram o embaraço público. O Direita3 relata todo este embróglio…

Lancia ECV2

Evolução do ECV, demonstrava um radicalismo nunca visto nos Ralis até então. Ainda mais potente e aerodinâmico que o ECV original, apresentava um potencial único. No entanto, tal como o ECV, ficou-se apenas pelos salões de exposição… O Direita3 conta todos os detalhes.

Lancia ECV

A primeira viatura produzida de acordo com os regulamentos do Grupo S, o Lancia ECV utilizava as mais recentes tecnologias e técnicas disponiveís à época. Tragicamente, a morte de Henri Toivonen e Sergio Cresto acabaram por levar ao cancelamento do Grupo S e deste projecto. O Direita3 conta a história por detrás deste projecto.

Ford Escort RS1700T

Inicialmente planeado para ser o substituto do Ford Escort Mark II, o RS1700T tinha tudo para ser bem sucedido no concorrido Grupo B, em 1983. No entanto, razões económicas bem como alguns contratempos resultaram no cancelamento do projecto e na criação do Ford RS200. O Direita3 explica o porquê de tal decisão…

Lola T97/30

Um projecto ambicioso, um esquema de financiamento arriscado, um curto espaço de tempo para preparação…resultado: um falhanço redondo. O Direita3 conta-vos a história deste desastre motorizado.

Williams FW15c CVT

Um super F1, com suspensão activa, travões com ABS, controlo de tracção, motor V10 Renault e…caixa automática CVT. Um projecto que nunca correu e que o Direita3 descreve em pormenor.

Lotus Indycar

Tentativa da Lotus para o recém criado campeonato CART, nos USA, em 1985. Tinha por base o Lotus95T  e nunca avançou para uma fase de conclusão.  O Direita3 revela tudo por detrás deste projecto…

Ferrari 312T6

Criado na pré-temporada de 1977, a Ferrari testou um carro com 4 rodas traseiras, tentando ganhar alguma vantagem aerodinâmica relativamente aos seus concorrentes. O Direita3 conta a história desta carro bizarro…




%d bloggers like this: